top of page

Dependência Química na Psicanalise

Primeiramente, cabe trazer o esclarecimento sobre o termo dependência química:

A dependência de qualquer substância psicoativa, ou seja, que altere os comportamentos, é chamada de dependência química. Ela pode se referir a álcool, maconha, cocaína, medicamentos e calmantes e outros itens que envolvam química.

ree

Vamos pensar sobre felicidade. Algo que poucos tratam mas Freud coloca que o sentido estrito se chama felicidade, seria à satisfação mais repentina de necessidades retidas com alto grau de êxtase e, por sua própria natureza, somente é possível como um fenômeno episódico, ou seja passageiro, e isso porque algo que perdure acabará trazendo apenas o sentimento de bem estar. Nossa organização mental goza de intensidade muito pouco de um estado vivenciado.

Com base nisso poderemos entender melhor o sentido do prazer.


Vejamos uma frase do nosso mestre da psicanálise, Freud:

"O aparelho psíquico humano visa o alívio da tensão e por isso tem como objetivo buscar o prazer e evitar o desprazer"


E o que as químicas como álcool, drogas e outros são? Alívio de tensão e prazer para o ser humano.


“O serviço prestado pelos veículos intoxicantes na luta pela felicidade e no afastamento da desgraça é tão altamente apreciado como um benefício, que tanto indivíduos quanto povos lhe concederam um lugar permanente na economia de sua libido. Devemos a tais veículos não só a produção imediata de prazer, mas também um grau altamente desejado de independência do mundo externo, pois sabe-se que, com o auxílio desse “amortecedor de preocupações”, é possível, em qualquer ocasião, afastar-se da pressão da realidade e encontrar um refúgio num mundo próprio, com melhores condições de sensibilidade. Sabe-se igualmente que é exatamente essa propriedade dos intoxicantes que determina o seu perigo e a sua capacidade de causar danos.” (Freud)


Se sabemos que o ser humano evita a dor, busca o prazer, tenta sempre fugir do que gera angústia, busca acabar com medos, impotências e fragilidades. Fugir da realidade, viver em um mundo ideal é seu desejo. E o que as químicas são? Um auxílio para ter isso tudo que busca de forma mais rápida. É sim auto enganação, mas é uma escolha inerente ao ser humano buscar essa saída. E assim trabalha o inconsciente do dependente químico.


A dependência ocorre quando existe uso prolongado e necessidade (o indivíduo fica prezo a ideia) de obter prazer instantâneo, aliviando a tensão e amortecendo o que poderia gerar dor.


"o desenvolvimento das civilizações, bem como do psiquismo, impõe sacrifícios à sexualidade e agressividade constituintes do humano e, dessa maneira, a vida torna-se "árdua demais". A fim de suportar tais sacrifícios, temos que lançar mão de "medidas paliativas", que são basicamente de três tipos: os derivativos poderosos, as satisfações substitutivas e as substâncias tóxicas." Freud


Com isso fica claro que o uso das substância ao dependente nada mais é que um atrativo a reduzir sofrimentos, inicialmente psíquicos e posteriormente com o grande uso químico também.


Freud fala de drogas como um fenômeno de intoxicação (apresentado como um caminho para encontrar a felicidade por meio do prazer), e em outros momentos fala de intoxicação crônica (um consolo para o fracasso da busca do prazer pelo caminho da neurose). Ao se referir a crônico, tem-se a distinção de uma satisfação obtida com o uso de tóxico, que na contemporaneidade tornou-se algo comum para aturar o mal-estar da civilização e a condição de humano.


Sobre o Mau estar da civilização ele escreveu um texto bastante lido pelos estudiosos da psicanálise que fiz que com as exigências da civilização, o ser humano passa a vivenciar um estado de mal-estar, que o leva a assumir uma proporção insustentável para alguns e com isso busca medidas paliativas para abrandar os diferentes sintomas do cotidiano social.

Isso em nossa realidade do século XXI é muito evidente.


A química é um meio de defesa do mal-estar que está atrelado a trauma apresentado pela vida sexual e pelas exigências da cultura e o uso crônico é uma forma de acabar com o trauma, amortecer o que preocupa, o que angustia, afastando da realidade do dia a dia e evitando sofrer.


Em resumo o ser humano tem a química como recurso para regular a satisfação pulsional buscando restituir a satisfação sexual cedida da mesma forma que busca estabilidade no mal-estar na civilização.


Abordando sobre o tratamento da dependência química, vemos que a maioria dos tratamentos para dependentes químicos visa tratar o problema momentaneamente.


Mas a dependência vai além e a psicanálise, irá olhar o inconsciente e trabalhar no sujeito o entendimento do que leva a essa necessidade de prazer e buscar por uma fuga da realidade.

Por fim, mas não menos importante quero destacar o quanto a psicanálise é capaz de transformação.


E pra finalizar vamos ver o que Freud falou sobre a análise com a psicanálise e que se aplica além da histeria em si, indo para as mais diversas angústias, neuroses e também as dependências:


"Sem dúvida o destino acharia mais fácil do que eu aliviá-lo de sua doença. Mas você poderá convencer-se de que haverá muito a ganhar se conseguirmos transformar seu sofrimento histérico numa infelicidade comum. Com uma vida mental restituída à saúde, você estará mais bem armado contra essa infelicidade." (Freud).


Gostou? Sofre com isso? Conhece alguém que sofre?

Agende a consulta por aqui: https://contate.me/terapia

 
 
 

Comentários


bottom of page