Deslocamento e Mecanismos de defesa na Psicanálise
- Nathalia Andrade

- 17 de abr. de 2022
- 4 min de leitura
Deslocamento e Mecanismos de defesa na Psicanálise
Esse artigo tem como base uma visualização que tive de um caso bem nítido de deslocamento de uma avó para seu neto. A avó tratava e internamente via o neto como se fosse filho, inclusive usando a expressão "filho" algumas vezes e tendo atitudes que muitas vezes deixava até mesmo a mãe da criança sem saber como agir.
Percebemos que muito dessas ações da avó se davam pelos problemas que teve durante seu período gestacional e uma maternidade não querida, precoce e imatura que vivenciou.

Muitas vezes esquecido, vamos entender melhor o que é o deslocamento, mas antes precisamos entender o que é um mecanismo de defesa na psicanálise.
Os mecanismos de defesa são formas do ego (ego é a parte racional da nossa personalidade e controla nossos instintos, é "a realidade nua e crua das coisas") proteger o que é tido como ameaça, ou seja que possa gerar sofrimentos, dor, seja difícil de suportar e etc. A defesa muitas vezes é tanta que chega a mudar a percepção interna da pessoa.
Alguns mecanismos de defesa são mais evidentes e outros menos, mas em uma terapia é possível ver muitos deles se apresentando.
“Cada um alcança a verdade que é capaz de suportar.” Jacques Lacan
Veja que interessante, a Ana Freud, filha do famoso psicanalista Freud coloca que os mecanismos existem pelo “medo” do ego de regredir ao estado inicial de fusão com o ID, na hipótese da falha do Superego na tarefa de reprimir os impulsos.
Agora vamos entender os mecanismos de defesa mais estudados para compreender como nosso ego pode agir pra realmente proteger-se.



Comentários