TERAPIA ONLINE E A ÉTICA NA PSICANÁLISE
- Nathalia Andrade

- 1 de abr. de 2022
- 3 min de leitura
Existe psicanálise online, fazer terapia online é possível!
Já se pode vivenciar essa experiência se quiser, com ética e diria que até de forma mais proveitosa que a presencial.

Vou começar contando algo interessante. Com certeza você já viu um divã com o paciente deitado e o psicanalista ao lado. Esse formato foi visto pelo Freud como de excelência para uma consulta psicanalítica pois o paciente fica relaxado, sem precisar ficar olhando o psicanalista e se sente mais livre para expor suas ideias, pensamentos, o que esta dentro de si mesmo.
Agora imagine isso online? Completamente possível certo?
A terapia online não é uma adaptação ao físico, é uma evolução. Estamos no século XXI, ano de 2022 e pensar que o online não estaria também na terapia que existe para trabalhar a mente, seria pensar pequeno, ainda mais que nossa mente está também "conectada" ao meio online que vivemos hoje.
TERAPIA ONLINE E A ÉTICA NA PSICANÁLISE
Vale destacar alguns pontos que esse modelo de terapia online proporciona:
Facilidade para o atendimento
Necessidade apenas de um aparelho celular
Sem deslocamentos e custos pra isso
Menor tempo pois só precisa ir em um ambiente tranquilo com o celular, sem ter que se dedicar a ir até um local, retornar, se preparar pra isso.
É um tipo de atendimento que está ao alcance de todos, inclusive de pessoas que por algum motivo estão impossibilitadas de sair de casa, hospital ou local que ficam.
Consultas mais baratas pois o terapeuta não tem custo com salas, deslocamentos e tem menos tempo ocupado também em seu dia
A consulta ocorre pelo Whats ou Google Meet por vídeo, e o que que paciente precisa é apenas de um celular ou computador, se sentar ou deitar em local tranquilo.
A partir daí ficará focado na consulta. Um feito que ocorre na sessão online é que o paciente acaba se soltando mais, seja porque a internet já é algo costumeiro em sua vida (devido redes sociais e comunicação no whats), seja pelo ambiente que não é de um consultório, uma sala desconhecida, mas da sua própria casa ou local que fica sempre.
Fazer terapia não é para quem tem doenças mentais e sim para quem busca autoconhecimento e melhoria de vida, tratando suas angústias, traumas, medos e tudo mais que possa desejar.




Comentários