top of page

PSICÓLOGO E PSICANALISTA, QUAL A DIFERENÇA?

Apesar de popularmente confundido, o psicanalista e o psicólogo são profissões diferentes.

O psicólogo até pode utilizar do estudo psicanalítico, mas acaba usando de outras vertentes psicológicas, enquanto o psicanalista tem um papel focado em trabalhar junto com o paciente com profundidade seu, de uma forma que existe crescimento e melhoramento para a vida.
ree

Primeiramente, vamos compreender o que é Psicanálise afinal:
A psicanálise é um processo de conhecimento da mente humana e seus processos, indo além do corpo físico. Ela leva em consideração as emoções, os pensamentos, os impulsos e os sentimentos, além de situações vividas pela pessoa, ou seja, indo muito além das relações biológicas e físicas.

A psicanálise surge a partir de Sigmund Freud que trouxe a psicanálise como uma nova ciência e é claro fez com que todos vissem o ser humano de uma forma diferente.
Despertou o olhar para a existência do inconsciente e o entendimento que nele temos os desejos, pulsões, o que fica reprimido, neuroses e psicoses.

Ao constatar isso percebeu que deveria existir uma forma de tratar isso e chegou na cura pela fala, que é a terapia que temos hoje, em que o psicanalista junto com o paciente, Encontram em conjunto a origem dos seus problemas, mesmo que seja algo no inconsciente e com isso encontram-se meios para superação dos traumas.

Freud trouxe ainda conceitos como o Id, o Ego e o superego, as fases do desenvolvimento: oral, anal e fálica e um estudo aprofundado de neuroses e psicoses.
E é claro que com tudo isso, seu estudo influenciou diversas áreas da ciência e influencia até hoje. Outros autores continuaram se dedicando a psicanalise posteriormente, e os principais são:

Carl Jung, Karl Abraham, Wilhelm Reich, Melanie Klein, Margaret Mahler, Heinz Kohut, Donald Winnicott, Jacques Lacan, Wilfred Bion e sua filha Anna Freud.

Mas não para por aí, a psicanálise até hoje é muito estudada e cada vez temos mais e mais autores trazendo explanações na área. A terapia psicanalítica pode ser um diferencial entre uma pessoa conseguir melhorar o seu mental e ser mais feliz ou viver uma vida em caos.

"A inteligência é o único meio que temos para dominar os nossos extintos" Freud

Agora pensando nas oposições entre a Psicanálise e a Psicologia, as suas principais diferenças estão no raciocínio teórico e como a psique é estudada, na etiologia dos sintomas, nas classificações psicopatológicas, na ética de cura e no papel clínico.

Ou seja, é uma gama de diferenças substanciais, vejamos cada situação especificamente:
Na psicologia o eixo de estudo é a saúde e a doença, ou seja, a partir de uma anormalidade ou sintomas que se tem toda a base da terapia.

Na Psicanálise no entanto, a análise ocorre na trama que a pessoa constrói em sua mente diante de suas experiências e frustrações. Os sintomas são apenas um sinal dessa trama criada no mental. E o papel da análise psicanalítica é exatamente se aprofundar, entendendo o que leva a um quadro doentio.

Agora pensando em Etiologia: A psicologia se volta para as patologias, enquanto a psicanálise tem como foco a construção do psiquismo, sendo os sintomas menos importante.
Resumindo, na psicologia, a etiologia está na patologia e na psicanálise a etiologia está no próprio sujeito e na sua interação com o ambiente, outras pessoas, condições físicas e suas resistências.

Agora se focarmos no patológico, a psicologia novamente se vincula a quadros de sintomas e muitas vezes utiliza das classificações psiquiátricas, enquanto a psicanálise acredita que o patológico faz parte do ser humano, que é normal existirem sintomas, que alguns momentos da vida terão sintomas mais e menos fortes e que não são necessariamente doentios e que podem ainda ser defesas do ser humano para seus desejos inconscientes.

Claro que existe a consideração da estrutura de neuroses e psicoses, porém elas são muito mais formas de organização, que uma necessidade de categorização para o funcionamento da terapia, como se vê na Psicologia.

Agora falando em ética: Em ambos os casos ela é extremamente importante, pois a terapia é a forma que o paciente busca ajuda para se livrar do seu mal estar.

É claro que ao falar em cura significa o próprio paciente entende que é responsável para que isso aconteça também, porém na psicanálise esse entendimento e participação é mais intenso, quanto na psicologia usam-se de técnicas psicoterapêuticas alinhadas a medicamentos, ou seja o desejo do paciente não é tão importante.

Na psicologia a importância se da na exclusão do desvio que ocorre, e na psicanálise a ética se volta ao bem estar.
Eu diria que a psicanálise está muito voltada ao autoconhecimento, enquanto a psicologia não necessariamente, ela pode estar vinculada, simplesmente a patologias e seu tratamento.

E dessa forma o papel clínico se difere bastante, pois o desejo do sujeito permanece muito mais forte na psicanálise, o olhar para si mesmo acaba indo em mais profundidade na psicanalise que na psicologia e suas áreas.

Se vê no dia a dia pacientes com ótimos resultados em ambas, porém a psicanálise sem dúvida é uma grande paixão de seus estudiosos.

Autora Nathalia Andrade do site www.terapiabrasil.com.br
Quer sua consulta? Agende agora mesmo clicando aqui: www.terapiabrasil.com.br
 
 
 

Comentários


bottom of page