Liberdade na Psicanálise
- Nathalia Andrade

- 24 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Diante do momento atual que vivemos, nosso século, nossa sociedade, nosso cotidiano, a tecnologia, globalização, a internet e tudo o que nos cerca, apesar de termos muito forte a ideia de que somos donos de nós mesmos, esse círculo em que fazemos parte na verdade dirige nossas tomadas de decisões e ainda que façamos o máximo para sair dessa " grande bolha", parte das decisões serão influenciadas ainda assim.
Temos uma criação, vivemos em um ambiente social, lidamos com pessoas no dia a dia e somos seres humanos e portanto seres sociais, ainda que inconscientemente tudo isso vai ter poder em nossas escolhas.
Nossa realidade é ligada também à nossa realidade psíquica e nesse contexto existe a fantasia da Liberdade absoluta que se torna parte do indivíduo.
Quando a pessoa percebe ainda que não esta totalmente consciente dessa influência do meio que tem certa dominância em sua vida, existe um desespero pela sensação de Liberdade (de ser livre afirmam alguns), mas na verdade é um apelo a busca de ser você mesmo.
É evidente que algumas pessoas não se permitem ser elas próprias ainda que dentro de um círculo de influência e com consciência do que foi acima elencados, e ai nesse caso temos outros dados psicológicos a verificar.
Mas a maioria que vive esse processo do "desespero pela liberdade" na verdade ainda esta aprendendo o processo da individualidade, percebendo o quanto o coletivo influencia e e luta constantemente para provar que pode ser um ser livre em uma Liberdade absoluta que na verdade não existe.
Todo indivíduo tem suas potencialidades, o que pode se tornar, se desenvolver, ter sentido em sua própria existência, e isso é o que chamamos de processo de individualização, ou seja, esse é o processo de desenvolvimento das potencialidades do nosso “vir a ser”.
De certa forma quando o indivíduo começa a trabalhar esse processo de dar sentido à sua própria existência desenvolvendo suas potencialidades ele se torna mais autêntico, dirige assim sua vida, tendo capacidade das suas escolhas baseadas na sua potencialidades mesmo que tenha influência do meio e com isso se torna mais livre para vir a ser o que tem dentro de si, no seu inconsciente, porém não quer dizer que é uma liberdade absoluta e sim plena, mas que de forma alguma é inferior, dará sentido da mesma forma.




Comentários